quinta-feira, 7 de julho de 2011

Eu, os números e a estatística

     Olá, pessoas!

     Cá estou eu congelando, com meus dedinhos azulados, com uma dificuldade enooorme de digitar para, mais uma vez, desabafar...

     Ontem fui ao oncologista. Até aí, nada de muito inesperado para quem está no meio de um tratamento como eu. O problema é que me entregaram um exame que havia sido solicitado em março e cujo material (sim, parte do meu seio esquerdo maluco) havia sido enviado (escrevi que nem atendente de telemarketing agora, hein? Tô ficando boa nisso!) para os EUA. Sim, achando pouco mandarem meu peitinho para o Recreio (1a viagem!), ele retornou à Copacabana, foi para São Paulo, e achando que o país era pequeno demais para ele e suas células megalomaníacas (afinal, elas queriam dominar meu corpinho, e quem sabe o mundo!), mandaram o pobre em fatias para a Califórnia, para ver um monte de coisa lá... Já falei que não sou mais médica, né? Pois é...nem sei o que é um gene! Só sei que qualquer pessoa que recebe um exame com seu nome láááá em cima, é tomada por uma curiosidade monstra e acaba lendo tudo o que está escrito naquelas folhas de papel... Afinal, é sua vida, é seu exame... Imagina isso numa sala de espera de um oncologista com uma mãe médica ao lado... O que fizemos? Lemos tudo...

     Num primeiro momento acho que fiquei analfabeta... aqueles números, aqueles gráficos...e eu só lia: " "câncer", "recidiva", "5 anos", "10 anos", "recidiva", "câncer"...e só (detalhe, o exame veio todo em inglês! Se eu já estava analfabeta na língua nativa, que dirá em outra!). Nada daquilo fazia sentido para mim e eu não consegui concatenar ideias... Minha mãe impressionantemente mais calma, conseguiu ler e concluir tudo... Mas de tão nervosa que eu fiquei, ela mesmo achou que estava lendo errado! Resumindo: surtei! Quem de vocês gostaria de ver seus dados aplicados em curvas e porcentagens, sendo que você só quer ouvir: "você está curada", "você já está tratando", e "ele não vai voltar"! Sei que nenhum médico é vidente, mas eles podiam fingir ser, né? Só uma vezinha...

     Mas, nãoooo...e ainda mais nos dias atuais, onde vigora a Medicina Baseada em Evidências...você não é um ser, você é um número! E como um bom número, você tem toda a chance de fazer parte das estatísticas... Podia ser aquela estatística boa: você ser aquela sortuda que ganhou na Mega-sena apesar da chance ser de um em 192780192378123, você conseguir ganhar aquele carro na promoção de Natal do shopping, onde você depositou só um cuponzinho humilde e eram 18126373... mas, mas...Bem, eu entrei no mundo da estatística pela porta dos fundos: câncer de mama aos 33 anos...é, a chance era pequena, mas... Aí eu vejo esse exame maldito: 34% de chance de recidivar sem tratamento algum, e 12% de chance de recidivar fazendo a QT+Tamoxifeno... &*#@#*$ maldita de estatística!!!! Parece pequeno, né? Afinal me sobram os 88%, mass...vai que um raio cai duas vezes no mesmo lugar???

     Desde o mestrado eu já odiava estatística... Nas aulas eu não entendia nada, e na hora de fazer os cálculos para minha dissertação, foi onde eu mais penei... e agora ela resolve me perturbar me jogando na cara: 12%!??? Vai "pra %$*#@, estatística!!! Não acredito em você! E ao pesquisar sobre o tema para "divagar" neste querido blog, olha que frases que eu achei (me levando à conclusão que não sou só eu que penso assim!):

" Estatísticas demonstram que estatísticas não são confiáveis." (Saul Gorn)
" Você pode provar qualquer coisa com estatísticas, exceto a verdade."  (George Cunning)
" Eu só confio nas estatísticas que eu mesmo falsifico." (Churchill)
" Torture os números, e eles confessarão qualquer coisa." (Gregg Easterbrook)
" Há três espécies de mentiras: mentiras, mentiras deslavadas e estatísticas."
" Estatística é um método sistemático para se ter uma conclusão errada com 95% de confiança".

      Resumindo: dane-se a estatística! Que me indiquem o melhor tratamento para esse "bicho" não voltar! E eu vou é me agarrar em tudo que for possível para que ele nem sonhe com isso! (Calma, gente! Não vou bancar a louca" e sair fazendo coisas alternativas, mas atividade física, alimentação saudável, aliados a muito amor, carinho e fé jamais farão mal a ninguém!)

      Mil beijos em todas (com 100% de aproveitamento!) E bye-bye, números!

18 comentários:

  1. Marina, ri muito agora! Não pense que é exclusividade sua ouvir as tais estatísticas...Acho até que nenhum (ou quase) médico é capaz de admitir que o câncer tem cura, mas eles estão enganados! É isso aí, faça tudo de melhor para você mesma em alimentação, estilo de vida saudável, etc. E claro, todos os tratamentos e medicamentos que forem recomendados. Eu tomei tamoxifeno por 5 anos e arimidex por mais 5 anos. E isso diminuiu bastante a chance de recidiva, de acordo com o onco...Saí daquela consulta com certeza de que já estava curada! Sim, eu acredito da Cura do câncer!!!! Beijão da prima que era emprestada e foi promovida à do coração,
    Marcia

    ResponderExcluir
  2. Marina kkkk você é ótima, realmente diante disto começamos a nos sentir meros números não é? passamos a ser o que deu certo e o q não deu não é verdade?
    É isso aí dainte dos fatos o que não podemos é perder o bom humor rssss se não piramos!!!!
    bjos da Sol

    ResponderExcluir
  3. Deixa eu ver se entendi bem, mandaram seu peito pros isteitis, pra poderem dizer a voce qual a sua porcentagem de cura ou reincidiva? &*%$#@ PQP, uma viagem a Disney para a dona do peito ia aumentar bastante essa porcentagem em? ta bom, vamos combinar que estatistica é uma M...e não tem muito de confiável, mas olha o seu humano como é, vc olhou os 12%. Foca nos 88 amiga,que com o tratamento, amor, amizade mesmo virtuais, volta ao trabalho e muitos beijinhos do redator chefe num instante isso vira 200% a seu favor.
    Quanto ao frio, é pra vc ir acostumando quando vir ao Paraná, ja estará devidamente congelada e habituada ao nosso habitat. Proveita e leva esta estatistica pro perito do INSS, esfrega na cara dele que vc tem muito mais do que 90 dias de vida, isso se ele souber ler ingrês.
    Amiga, com cancer ou sem cancer, e vc apesar de estar paciente, é medica e sabe disso; todos nós temos 50% de morrer todos os dias. APROVEITEMOS NOSSAS VIDAS E OS APRENDIZADOS E SURPRESAS QUE ELA NOS DÁ. MESMO A ADVERSIDADES, NOSSA AMIZADE É A PROVA DISSO.
    EU I LOVE YOU VOCÊ

    ResponderExcluir
  4. Marina,
    Deve ser carma de quem tem esse nome; num é qui eu tamém fui oiá as istatísticas e quaisquimorri...de medo! A estatística me dava 65% de sobrevida com o tratamento VIP:EXTIRPAÇÃO TOTAL E RADICAL DO MEU PEITO D, MÚSCULOS PEITORAIS, GÂNCLIOS + 6 CICLOS DA VERMELHINHA NA QUIMIO, 28 SESSÕES DE RADIO am/fm/pirata e DEPOIS LONGOS 5 ANOS DE HORMONIOTERAPIA!
    DEZ ANOS SE PASSARAM E EU ESTOU AQUI 100% A 1000 POR MINUTO PUBLICANDO PARA INFORMAR QUE "Você pode provar qualquer coisa com estatísticas, exceto a verdade." RSRSRS
    OS SEUS 12% É 100% MELHOR QUE OS MEUS 35%!KKKKKK
    Conselho: melhore a alimentação, fuja dos corantes, acidulantes, flavolizantes e muitos outras substâncias estatísticamente canceríginas! Faça amor, beije na boca e viva 100% a vida! Abç. Fica com Deus. Marina da Silva

    ResponderExcluir
  5. Marina, muito bem teu post !!! Esquece essas estatísticas, percentuais e o diacho..... acredite em DEUS e em sua força, isso faz muita diferença. Estou também nessa luta, descobri também em jan/11 em mar foi confirmado e em 15/04 fiz uma Mastectomia Radical, agora estou na 2ª quimio. Fica com Deus e Visite meu blog http://lisiane-meucantinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. MARINA!! ESTATÍSTICAS NÃO SIGNIFICA
    QUE IRÁ ACONTECER. COMO A LIS DISSE: ACREDITE
    EM DEUS E EM SUA FORÇA E TUDO DARÁ CERTO AMIGA.
    UM FORTE ABRAÇO, FIQUE COM DEUS.

    ResponderExcluir
  7. Por anda vc anda q eu não consigo falar c vc?? Ma, vc realmente ficou chateada por causa desse resultado, né? Honestamente, 12% é bem pouquinho e além disso vc não é um número de estatística: vc é única. Assim como todas as mulheres q passaram por isso. Vc está tendo contato c tantas pessoas q se trataram e estão curadas. Foca no positivo!! Vou fingir q sou vidente (como vc gostaria): vc não tem mais câncer. Vc só está fazendo um tto p/ ter a certeza q isso não vai voltar. E Não vai voltar mesmo!! Mais uma vez vou repetir os seus números: vc foi operada 2 semanas depois do diagnóstico, 2 linfonodos sentinelas NEGATIVOS, 2 pulmões LIMPOS, US de abdome OK, um redator-chefe parceirão, uma dida linda, uma mãe q está conseguindo manter a calma, mta torcida, mta reza, muitos amigos COM vc, mto AMOR! Ma, vc está cercada de energia boa. Manda as estatísticas pra $&*@^!!! rsrs Me ligaaaaaa!! Tô c saudades. Bjos

    ResponderExcluir
  8. Marina, claro que a sua cura já aconteceu. O tratamento agora é só de prevenção.
    Beij.o
    Conceição

    ResponderExcluir
  9. Genteeee!!!! Obrigada por 100% de força, média de 100 , mediana de 98 e "range de 88-100". p<0,005! rsrsrsrs Adoooooro! Na verdade, eu não desanimei com os 12%, até porque prefiro focar nos 88%, só estava divagando sobre as estatísticas... Mas assim que meu hemograma melhorar, eu volta à bicicletinha e...60%!!!! Adoroooo! Mil beijos em todas

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkkk Adoro seus posts....... Manda a estatística para aquele lugar e pronto..... hehehehehe No início me deram 95% de chance de cura, depois baixou para 80 e poucos... Eu falei pro médico q era 95 e ponto final....... kkkkkkkkk Mas sabe de uma coisa, não tenho essa força de vontade de comer só coisas saudáveis.... Não acredito muito nisso.. vejo um monte de pessoas q não faz aquilo, q não come aquilo e que tem câncer do mesmo jeito..... Então eu vivo como se nunca tivesse tido câncer.... Vida normallll..... Beijosssssssssssss amoreeeeeeeeee

    ResponderExcluir
  11. Rubiaaaa...comer só coisa saudável eu nem como não...sabe o que penso? De verdade? De que vale a vida se a gente não vai aproveitá-la? Se para alguns comer chicória e rúcula todo dia é o máximo, eu adoro essas duas, mas não vivo sem uma pizza, um MacDonald´s e mil chocolates...então...farei a atividade física! rs
    A vida é para ser vivida, e não para a gente ficar paranóica, não é mesmo? Muuuuuitos beijos e um ótimo fds!!!!

    ResponderExcluir
  12. Vai dar tudo certo! Te adoro, to com saudades, precisamos nos ver! bjs Gabi

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus!!! Qto número!!! Tô aqui cheia de brigadeiro pelos cabelos e ainda tenho q fazer conta???? ah nãooooooooooooo......vc é 100% linda e minha amiga do coração é só isso que importa, ok? Vem comer bolo aqui amanhã!!!! bjoooooooooooo....

    ResponderExcluir
  14. Estatísticas....alguém se importa realmente com elas??!!rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Keilaaaa!!! Opaaaa!!! Eu congelo antes de chegar??? rsrs Aiii, brigadeiro e bolo...hummmmmmmm! Tô chegando, hein?? Saudades de vc!!!! Mil beijos
    Tania!! Vc está certa...tô nem aí para a estatística!!! Mil beijos

    ResponderExcluir
  16. Marina
    Assim como vc fiz alguns exames, passei com aconselhamento genético( pai e mãe faleceram com câncer) e as minhas estatísticas? Nem penso mais se não iria ficar louca. Deus sabe de tudo, já passei momentos como vc, mas agora coloquei minha vida nas mãos de Deus e seja o que Ele quiser. Você driblará toda essa estatística, sabe por que? Você tem um ótimo humor que contagia a todos e isso faz a diferença. Que Deus a abençoe! Bjssssssss

    ResponderExcluir
  17. Cristina, obrigada pelas palavras! :) Desde que isso tudo começou na minha vida, eu me aproximei muito mais de Deus...e isso foi um aprendizado! Com certeza só por ter renovado minha fé, já sou uma pessoa melhor! Muuuuuitos beijosssss e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  18. Cristina, seu humor é ótimo, adorei.
    Continue assim analfabeta na língua nativa que você esta ótima.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir