sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A Amizade...

     ... "nem mesmo a força do tempo irá destruir"

     Olá, meninas! Beleza??

     Comigo tudo bem, fora uma ansiedadezinha pré-cirúrgica. Ah, normal, né? E nem é nervoso pela cirurgia em si. Em relação a ela, eu estou bem tranquila. Já vi como era mudar de lado da maca, e até que foi calmo: não tive dor, não enjoei, conseguia comer... Então, o que me chateia é só uma coisa: depender totalmente dos outros por um tempo. 

     É, isso foi uma das coisas que não consegui aprender direito... Sei que posso contar com algumas pessoas, me aproximei de várias, me afastei de outras tantas, mas sempre é chato depender dos outros para tomar banho, comer, levantar da cama... Mas, aí vem mais uma lição: ser livre e conseguir fazer tudo é uma delícia! E sempre que fico meio borocoxô tenho pensado nisso. Em como é bom ter saúde para fazer o que eu quiser. 

     Mas hoje eu queria escrever sobre amizade. Várias meninas que tiveram câncer reclamam que os amigos se afastaram. Algumas falam com uma mágoa que chega doi na gente. Realmente, é chato. Muita gente some. No começo a gente se chateia. Pensa que só tem amigo na festa, na alegria, na saúde... Também fiquei bem chateada em certos momentos. Muito triste. Tive depressão depois que acabei o tratamento e dei aquela sumida. Não queria falar com nada, nem ninguém. Mas será que  culpa foi só dos outros por terem se afastado?

     Claro que não. A vida dos outros continuou (a minha também, graças a Deus!). Todo mundo estava ocupado trabalhando, saindo, indo ao cinema, praia, viajando... Muita gente não sabia nem como te ligar, outros tantos pareciam ter medo de como lidar com a gente. E hoje eu já entendo tudo isso. Cada um reage de um jeito e isso não quer dizer que é porque não se preocuparam com a gente. Pode ter gente que passou o dia pensando em como falar comigo, só que eu nunca nem soube. Tive amigas que mesmo longe, eu sempre soube que poderia contar. Algumas amigas que eu tinha feito há pouco tempo e sempre soube que se precisasse meeeesmo, poderia ligar que elas estariam ali. Tinham outras que torciam tanto por mim e mandavam sempre mensagem pela internet, que sempre as senti aqui pertinho, presente... E ainda tinham outras que estavam simplesmente torcendo por mim de longe. E eu gosto de todas elas. 

                                              

     Pensar dessa forma me fez muito melhor. Melhor pensar assim do que guardar mágoas e rancores. Ah, sei lá, vai que dá câncer... :P

     A todas as amigas que sumiram, podem ligar, mandar SMS, mensagem no Facebook. Não sabe o que dizer?? Beleza, já estou óTEEEEEma de novo! Vida seguindo quase normal (fora a injeçãozinha de 28 em 28 dias, exames de 6 em 6 meses e algumas consultinhas nesse meio tempo!Ah, e claro! A cirurgia da turbinada no final de novembro). Ahhh, falou besteira? Achou que eu ia morrer? Que eu ia estar careca para sempre? Relaxa! Pode ser que eu tenha falado algum que não agradou também. E não foi por mal.

     Muitos beijos! 

P.S. às minhas mais novas melhores amigas virtuais (e que viraram mais do que reais): OBRIGADA! MIL VEZES OBRIGADA! Vocês fizeram a diferença em todo esse período. Torçam por mim nessa cirurgia!
P.S.2: Queria citar algumas amigas que viraram irmãs, mas ia rolar ciumeira. Amo vocês, viu? :)

    

9 comentários:

  1. Oi Marina, a vida é mesmo aprendizado o tempo todo. Bom saber que você está encarando a cirurgia tranquila na certeza que vai ser tudo beleza - e vai meeeesmo. Obrigada por me permitir ser sua amiga, mesmo que de longe, sempre torcendo por você. Ótimo final de semana pra você! Beijo da prima do coração,
    Marcia

    ResponderExcluir
  2. Aiiiiiiiiiiii qui post lindinho! É assim mesmo Marina, a gente fica hiper sensível e se ressente com aquelas pessoas que a gente achava que era uma Brastemp, mas...num era essa Coca toda! Realmente não existe um guia de etiqueta para ensinar a gente e äs pessoas como se portar quando um amigo, colega ou vizinho querido passa um perrengue. Tem gente que me diz até hoje que queria tanto ter me dado um abraço, falado qui ficou sabendo. Cest la vie! Tudibão na cirurgia viu? Um bjin. Marina

    ResponderExcluir
  3. Amiga lindaaaaaa, adorei te conhecer. Com certeza os meus dias são mais alegres com os nossos papos super divertidos!
    Vc tem toda razão em dizer que não devemos ficar remoendo por quem deixou de nos visitar ou até se afastou durante o tratamento.. Bom mesmo é deixar as coisas acontecerem e valorizar ainda mais as pessoas que estiveram ao nosso lado em todos os momentos. É difícil eu dizer que não fiquei triste com os "amigos" que se afastaram, mas em compensação eu pude perceber o valor, amor e carinho de tantos outros que estiveram sempre comigo. Também agradeço a Deus pela oportunidade de ter conhecido amigas tão especiais como vc.
    Desencana sobre ter que depender dos outros.. Com certeza as pessoas que vão te ajudar, são pessoas que gostam de vc e isso pra elas não custa nada. Eu também odeio ter que pedir algo e ficar dependendo das pessoas para algumas coisas, mas lembre-se que é por um curto período. Logo vc vai estar fazendo suas atividades normalmente! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Adorei Marina! Vc sempre inspiradíssima e transmitindo confiança e força para nós. Continue firme e confiante que vai dar tudo certo. Que DEUS te proteja e abençõe! Beijos,
    Regina Faria

    ResponderExcluir
  5. Ma, q bom ler isso. Durante mto tempo eu te liguei e o fato de vc ter se afastado me deixava angustiada por vários motivos: primeiro pq sinto falta da minha melhora amiga; segundo pq me sentia te abandonando nesse momento. Na verdade eu fiquei sem opção, né? Depois de algum tempo achei q estava te importunando. Sabe, q nem ex namorado pentelho q fica ligando e a gente não quer falar? rsrsrsrsrsrs Não Foi nada fácil pra mim e ainda não é. Me coloquei na vala comum. Eu falo pra mim mesma que eu deixei pra lá, mas é mentira. Não teve um único dia q eu não tenha pensado em vc. Me perguntei se falei alguma coisa errada, se fiz algo q te irritou. Levei pra lado pessoal e tirei do lado pessoal várias vezes. Não vou dizer q entendo. Eu nunca passei por isso, mas eu respeito o seu momento e rezo pra tudo isso acabe logo. Ler q vc vai fazer a plástica, tá inteira me deixa mto feliz. Volta logo! Saudades. Bjos mil

    ResponderExcluir
  6. É Marina, a gente aprende aos trancos e barrancos aprende. Tudo é aprendizagem e nos torna melhores. Desejo que tudo fique bem e que a cirurgia seja um sucesso, Você merece minha amiga tudo de bom. Torço por ti!!! Bjsss

    ResponderExcluir
  7. Bom dia marina, sabe que pode contar com a gente sempre , pois se não fosse por vc que nos incentiva tanto , algumas de nos poderia ter pirado!!!
    Hoje faço o eletro e o raio x pulmão , so que estou com tosse desde o começo do feriado,morrendo de medo de por isso eles atrasarem minha cirurgia, torça por mim , doutora! beijos

    ResponderExcluir
  8. Meninassssssss! Obrigada por todos os comentários, viu??? Ai, como fico feliz de ler cada um... :)
    Muuuuito obrigada por tudo!
    Muuuitos beijos

    ResponderExcluir